A Administração Tributária que Queremos | Palestrantes 2017


Felipe Rodrigues da Silva - Apresentação (PDF)

Auditor Fiscal da Receita Estadual, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Exerceu as funções de Diretor Técnico da Junta de Coordenação Financeira do RS, Presidente da Caixa de Administração da Dívida Pública do RS – CADIP, Gerente Financeiro do GHC- Grupo Hospitalar Conceição, Chefe da DEQG- Divisão de Estudos e Econômicos e Qualidade do Gasto do Tesouro do Estado, Subsecretário do Tesouro do Estado, foi membro do Conselho de Administração da Banrisul Cartões. Atualmente é chefe da DDIP- Divisão da Dívida Pública do Tesouro do Estado, e membro do Conselho Fiscal da Caixa de Administração da Dívida Pública do RGS – CADIP.

Giovanni Padilha da Silva - Apresentação (PDF)

Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Engenheiro Civil, Especialista em Gestão Tributária (PUC/RS), Mestre em Administração e Gerência Pública (INAP e UAH/Madrid) e Doutor em Economia Aplicada (UAH/Madrid). Ex-Subsecretário Adjunto da Receita Estadual, atualmente atuando na Seção de Relações Federativas e Representação da Divisão de Estudos Econômicos da Receita Estadual.

João Pedro Casarotto - Apresentação (PDF)

Auditor Fiscal do RS, aposentado.
Autor dos estudos:
"A Dívida dos Estados com a União – Refazimento do Programa e Aspectos Inconstitucionais da Lei nº 9.496/97" e "As Invalidezes Jurídica e Social das Sociedades de Economia Mista Gestoras de Ativos Estatais".
Comendador da FEBRAFITE – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais.
Exerceu as seguintes funções e atividades:
Membro de GTs da COTEPE/CONFAZ; da Comissão de Ética e Disciplina da Receita Estadual do RS; e de banca examinadora e gerente-geral de concursos para a carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual do RS.
Delegado da Secretaria da Fazenda do RS, em Porto Alegre.
Fundador do SINDIFISCO-RS.
Cofundador e organizador da Escola AFISVEC.
Presidente da AFISVEC – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS.

Leonardo Gaffrée Dias

Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 17/07/92 (servidor de outras carreiras da SEFAZ desde 17/12/90), Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Jurídicas e Sociais, ambas pela PUC. Especialização em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal pela Fundação Getúlio Vargas.
Ex-professor de Direito Tributário e Legislação Tributária da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste – FACCAT, Taquara/RS (2003-2006).
Atuou por 5 anos na Secretaria de Desenvolvimento como Assessor Técnico e como Coordenador da Assessoria Técnica (2011-2016).
Na SEFAZ atuou como Chefe da Consultoria Tributária, tendo assessorado diferentes Secretários nas discussões acerca das diversas propostas de Reforma Tributária (1999-2006); como Diretor Adjunto da Receita Estadual (2006-2007) e como Secretário Adjunto da pasta (2009-2010). Atualmente trabalha na Assessoria da Divisão de Estudos Econômicos.

Marcelo Ramos de Mello - Apresentação (PDF)

Servidor público da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul desde 1998, atuando na Seção de Relações Federativas e de Representação da Divisão de Estudos Econômicos da Receita Estadual. Representa o Estado em alguns grupos de trabalho em Brasília, bem como acompanha projetos em tramitação no Congresso Nacional. Máster em Administração e Gestão Pública pela Universidad de Alcalá de Henares-Espanha, Engenheiro Eletricista e Bacharel em Direito, tendo também atuado como professor universitário e como instrutor e professor em cursos diversos. Foi assessor técnico na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda entre julho de 2015 e outubro de 2016, nas gestões do Ministro Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Henrique Meirelles, e foi Presidente da Cotepe – Comissão Técnica Permanente do ICMS no mesmo período. Também foi Conselheiro Fiscal da Caixa Participações e da Casa da Moeda.